terça-feira, 24 de julho de 2012

Gazeta Do Povo: Delírio Reestréia O Evangelho Segundo São Mateus


A dobradinha teatro e literatura costuma dar muito certo, e é o que tem acontecido no Espaço Cênico desde a semana passada. Com a reestreia de três peças inspiradas em grandes autores e a apresentação de três outras ainda desconhecidas dos curitibanos, o diretor Edson Bueno atende ao anseio de seu público seguidor – e salva as semanas esvaziadas das férias.

Divulgação
Divulgação / O Evangelho...: atores falam de fé enquanto amassam pãoAmpliar imagem
O Evangelho...: atores falam de fé enquanto amassam pão
Acidente
Queda do diretor Edson Bueno forçou alteração no calendário de estreias. Saiba mais:
• Cirurgia
Edson Bueno estava empoleirado ontem no Espaço Cênico, pregando parte do cenário de Capitu, que deveria reestrear hoje, quando a escada se fechou abruptamente e ele despencou de vários metros de altura. Internado no Hospital Evangélico com um braço e cotovelo quebrados, ele deverá passar por uma cirurgia para colocação de pinos e ter alta na segunda-feira. Como ficou impossibilitado de integrar o elenco de Capitu e não há substituto, o novo calendário do Operação Literatura sofreu as seguintes modificações:
• De hoje a domingo
O Evangelho Segundo São Mateus
• De 26 a 29 de julho
Capitu – Memória Editada
• De 3 a 12 de agosto
Onde o Diabo Perdeu as Botas
• De 18 a 26 de agosto
O Homem Que Acreditava
• De 31 de agosto a 16 de setembro
Kafka – A Vigília
Teatro
Operação Literatura – O Evangelho Segundo São Mateus
Espaço Cênico (R. Paulo Graeser Sobrinho, 305 – São Francisco),             (41) 3338-0450      . De hoje a sábado, às 20 horas, e domingo, às 19 horas. R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).
Dentro do evento, intitulado Operação Literatura, o melhor dia de público para Minha Vontade de Ser Bicho, que ficou em cartaz na semana passada, foi o domingo.
Hoje, volta ao cartaz O Evangelho Segundo São Mateus, baseada em “Oitavo Poema do Guardador de Rebanhos”, de Fernando Pessoa. O texto fala do menino Jesus descido à Terra, cheio de traquinagens e despeito pela igreja e o Deus pintado pela religião.
“No processo, acrescentamos Nietzsche, Dostoievski e o próprio Evangelho para a reflexão ser mais profunda”, explica o diretor, que conversou com a reportagem por telefone enquanto aguardava exames no hospital após um acidente (saiba mais no quadro ao lado). Na peça, um grupo amassa pão enquanto conversa sobre questões de fé, e interpreta personagens do poema português. No final, o público é convidado a integrar a cena, como numa Santa Ceia.
Edson está no elenco de Capitu – Memória Editada. Como ficou impossibilitado de atuar, a peça, que reestrearia hoje, foi adiada para a próxima quinta-feira.
Estreias
No início de agosto, tem início o circuito de estreias curitibanas da companhia de Edson, a Delírio. A primeira é Onde o Diabo Perdeu as Botas, com inspiração na obra de Guimarães Rosa. A peça começou a ser apresentada há dois anos no interior do Rio Grande do Sul e do Paraná, e agora chega a Curitiba.
Em seguida, vem O Homem Que Acreditava, para a qual o diretor reuniu as últimas crônicas do poeta Caio Fernando Abreu (1948-1996). Escritas quando o autor já estava doente, elas impressionam pela leveza e esperança, que diferem do clima soturno de sua produção anterior. “As pessoas normalmente montam essa coisa underground dele, de fim dos tempos, mas descobri que a produção dele perto da morte é muito linda e positiva.”
O projeto se encerra em setembro, com a estreia de Kafka – A Vigília. Diferentemente das duas peças anteriores, em que o grupo se concentrou no autor tcheco (A Metamorfose, de 2005, e Escrever É um Sonho Mais Profundo do Que a Morte, de 2009), aqui, a inspiração vem das Narrativas do Espólio, textos de não ficção com pensamentos deixados pelo autor. A obra foi apresentada apenas duas vezes, em Sertãozinho (SP) e Maringá, e é aguardada pelos fãs da companhia.
O Operação Literatura continuará levando o grupo Delírio para outras praias. O Sesc de Santa Catarina contratou apresentações para setembro, em Florianópolis, e os atores devem participar também do festival de Jacarezinho, com Kafka, no dia 22 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário